Vatapá é um prato típico da culinária brasileira, originário da região Nordeste do país, especialmente dos estados da Bahia e do Pará. Trata-se de um ensopado feito com camarão seco, pão amanhecido, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola, alho, gengibre e outros temperos.
A origem do vatapá remonta aos tempos da escravidão, quando os africanos trazidos para o Brasil incorporaram ingredientes locais em suas receitas tradicionais. Assim, o vatapá é uma mistura de influências africanas, indígenas e portuguesas, que resultou em um prato saboroso e bastante apreciado em todo o país.
Para preparar o vatapá, os ingredientes são processados em um liquidificador ou processador de alimentos até formar uma pasta homogênea. Em seguida, a pasta é cozida em uma panela com o azeite de dendê, o leite de coco e os temperos, até atingir a consistência desejada. O camarão seco é adicionado ao final do preparo, para dar sabor e textura ao prato.
O vatapá é geralmente servido acompanhado de arroz branco, farofa e salada. É um prato bastante versátil, que pode ser adaptado de acordo com as preferências de cada um. Alguns ingredientes opcionais que podem ser adicionados ao vatapá são frango desfiado, peixe ou caranguejo.
Além de ser um prato delicioso, o vatapá é também bastante nutritivo. O camarão seco é uma excelente fonte de proteínas e minerais, como ferro e zinco. As castanhas de caju, por sua vez, são ricas em gorduras boas e em vitaminas do complexo B.
Ingredientes:
- 500g de camarão seco sem cabeça
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
- 1 litro de leite de coco
- 1 xícara de chá de amendoim torrado e moído
- 1 xícara de chá de castanha de caju torrada e moída
- 1 pão francês amanhecido cortado em pedaços
- 1 colher de chá de sal
- Pimenta-do-reino a gosto
- Coentro picado para decorar
Modo de preparo:
-
Coloque o camarão seco em uma panela com água suficiente para cobri-los. Leve ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
-
Em outra panela, refogue a cebola e o alho no azeite de dendê até dourarem.
-
Adicione o leite de coco, o amendoim e a castanha de caju moídos e misture bem.
-
Acrescente o pão francês amanhecido e deixe cozinhar por mais alguns minutos até que o pão esteja bem macio.
-
Retire os camarões da água e coloque-os no liquidificador. Adicione um pouco da água do cozimento dos camarões e bata até obter uma pasta.
-
Adicione a pasta de camarão à mistura de leite de coco e pão e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
-
Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo sempre para que não grude no fundo da panela.
-
Sirva quente, decorado com coentro picado por cima, com arroz ou como recheio de acarajé.
Bom apetite!