O Salgado Diplomata é um salgado típico da culinária brasileira que tem sua origem ligada à história da gastronomia do país. Esse salgado é um dos mais populares e tradicionais no Brasil, e é um dos preferidos de muitas pessoas por seu sabor único e característico.
O Salgado Diplomata é feito com uma massa de batata, recheado com presunto, queijo e azeitonas, além de outros ingredientes, dependendo da receita. A massa é frita até ficar crocante e dourada, resultando em um salgado saboroso e muito apreciado pelos brasileiros.
Segundo a história, o Salgado Diplomata teria sido criado por uma confeitaria do Rio de Janeiro, na década de 1940, em homenagem aos diplomatas que participaram da Conferência de Paz de Paris, após a Segunda Guerra Mundial. O salgado teria sido inspirado nos famosos croquetes franceses, e ganhou o nome de "diplomata" em referência aos diplomatas que participaram da conferência.
O Salgado Diplomata se popularizou rapidamente no Brasil, e hoje é encontrado em diversas padarias e lanchonetes pelo país. Existem várias versões da receita, com diferentes ingredientes e variações na massa, mas a essência do salgado é sempre a mesma: um saboroso petisco que agrada a todos os paladares.
Além de ser uma delícia, o Salgado Diplomata também é uma opção prática e rápida para quem quer uma refeição rápida ou um lanche gostoso. Ele pode ser consumido sozinho ou acompanhado de uma bebida, e é uma ótima opção para festas, reuniões e eventos.
INGREDIENTES
Massa
500gr de farinha de trigo
Sal
3 colheres (sobremesa) de açúcar
10gr de fermento biológico seco
50gr de parmesão ralado
1 ovo
50ml de óleo
1 xícara (250 ml) de leite
1 gema de ovo para pincelar
Recheio
350gr Muçarela ralada
250gr Presunto ralado
200gr Bacon em cubinhos
Uva passas
Modo de preparo
Massa
Numa tigela coloque a farinha de trigo, o sal, o açúcar, o parmesão, o ovo e o óleo e misture.
Misture o fermento ao leite e mexa bem até dissolvê-lo. Se notar alguma dificuldade em dissolver o fermento, deixe-o descansar no leite por alguns minutos para reidratá-lo.
Junte o leite com o fermento à mistura anterior e misture até formar uma massa semelhante à de pão.
Obs: o fermento biológico nunca deverá ter contato direto com o sal e o açúcar. Isso poderá matar parte do fermento, já que ele é um fungo, portanto, um ser vivo, perdendo assim sua eficácia.
Leve a massa para uma bancada e sove por cerca de 10 minutos, cubra a massa e deixa descansar por cerca de 35 minutos ou até que dobra de volume.
Divida a massa em duas partes, abra a massa no fundo, de uma assadeira untada com óleo, coloque o recheio (muçarela, presunto, bacon, uva passas é um pouco mais de muçarela) cubra com a outra parte da massa.
Faça furinhos na massa.
Deixe a massa descansar (fermentar) um pouco mais.
Corte os salgados no tamanho desejado, pincele os com gema de ovo, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente uns 25 minutos ou até que fiquem dourados.