A carne bovina faz parte do cardápio da maioria dos brasileiros. Sua versatilidade e os diferentes tipos de corte fazem com que ela seja bem democrática quanto ao sabor e ao preço. Conforme o homem foi se aperfeiçoando na criação do gado de corte, ele foi também aprimorando as habilidades para criar novos cortes da carne, o que resultou na diversidade de peças distintas que estão disponíveis nas geladeiras dos grandes mercados e açougues.
Atualmente, os especialistas distinguem a carne bovina em 21 cortes diferentes. Neste post, elencamos alguns dos principais cortes bovinos e explicamos suas singularidades. Confira!
1. FILÉ MIGNON
O mais nobre e caro dos cortes bovino é o filé mignon. Ele é marcante pela sua maciez e por sua ausência de gordura, nervos e fibras. Indicado para pratos refinados como o medalhão e o tournedor, o mignon é versátil e pode figurar em estrogonofes, bifes de corte mais alto, picadinhos, refogados e até mesmo assados.
2. CONTRAFILÉ
Um “vizinho” do filé mignon, o contrafilé é uma peça grande que possui cortes memoráveis, como o entrecôte (conhecido também como bife chorizo). É do contrafilé que se origina também a bisteca bovina (o T-Bone). A peça é ideal para bifes, medalhões e para a churrasqueira.
3. ALCATRA
A alcatra é mais um integrante do famoso quarteto das carnes nobres (composto por filé mignon, contrafilé, picanha e alcatra). Corte mais magro, porém de sabor intenso, a alcatra dá origem a mais outros cortes como o miolo de alcatra, o baby beef, e o topo sirloin.
4. PICANHA
Fechando o quarteto, temos a preferida do churrasco. A picanha tem formato triangular e uma sólida capa de gordura que concede à carne toda a maciez necessária que tanto agrada nosso paladar. A picanha é altamente indicada para a grelha, mas pode ser feita no forno e também na frigideira.
Para quem quer fazer um bom churrasco, a melhor forma de consumi-la é no espeto, tradição presente nas melhores churrascarias do Brasil e que se tornou uma marca registrada do churrasco brasileiro!
5. PATINHO
O patinho é uma carne com pouca gordura e com fibras macias, fazendo dele o ideal para sanduíches com carne e bifes à milanesa. Outro uso bem comum do patinho é moído, que faz dela uma boa pedida para escondidinhos, recheios e até mesmo hambúrgueres.
6. FRALDINHA
Falar de hambúrguer sem falar de fraldinha é um pecado. Este corte lateral do boi é uma peça pequena, mas com muito sabor. Sua versatilidade faz com que seja uma ótima pedida para os discos de um burger e até para cozidos e estrogonofes.
A fraldinha vai muito bem na grelha, mas é preciso se atentar a algumas dicas de preparo: coloque-a no espeto mas não estique a carne, deixe que ela fique compactada e, para salgar, opte pelo sal grosso triturado (que é mais fino que o sal de churrasco tradicional, mas bem mais grosso que o sal refinado.
Deixe-a próxima à churrasqueira durante os 5 minutos para absorver o sal. Essa é uma dica para garantir que a carne fique temperada na medida certa.
7. MAMINHA
Corte proveniente da alcatra, a maminha é muito macia, suculenta e de sabor suave. Ela é uma ótima pedida para o forno, sendo muito utilizada em pratos no qual a carne é recheada.
8. FILÉ DE COSTELA
O filé de costela, também conhecido como bife ancho, noix ou entrecôte, vai muito bem na churrasqueira. Sua consistência macia e com gordura entremeada faz do corte um dos favoritos dos chefs e especialistas em carnes e assados.
Esses são oito dos cortes mais famosos da carne bovina. Existem muitos outros que podem ser descobertos e aproveitados por você, mas esses são, sem dúvida, os mais utilizados na culinária brasileira e também mundial.
9. CUPIM
O Cupim é bastante apreciado pelos brasileiros, apresenta muito marmoreio e a gordura entre a carne dá maciez e sabor Único ao corte.
Muito saboroso para assados e churrascos, o cupim normalmente exige um longo tempo de cozimento, mas também apresenta resultados deliciosos na panela de pressão.
10. ACÉM
É um corte bem marmorizado, Ótimo para fazer no dia a dia, com muito sabor e suculência. versátil, econÔmico e de fácil preparo.
Por ser relativamente magro, fica delicioso em ensopados, picadinhos, assados, bifes refogados ou uma deliciosa carne de panela. Também conhecido como agulha, alcatrinha do dianteiro e lombinho
11. COSTELA
Muito versátil e de fácil preparo, a costela é ideal para receitas tradicionais do dia a dia, cozida ou em caldos, mas também fica incrível assada na churrasqueira.
Muito macia, carrega todo o sabor e suculência desse tipo de corte e deve ser preparada lentamente.
12. COXÃO DURO
O Coxão Duro é uma carne com fibras mais longas, rígidas e de gordura concentrada na parte externa, o que a torna ideal para assados de panelas.
Esse corte é perfeito para rosbifes, o famoso bife à rolê, cozidos ou moída para molhos e refogados. Um cozimento mais lento é importante para revelar toda a maciez deste corte.
13. COXÃO MOLE
Também é conhecido como chã ou coxão de dentro. Possui fibras curtas, o que significa que essa é uma carne macia.
Utilizado em receitas de picadinho, refogados ou cortados em bifes, é ótimo para variar no dia a dia. O patinho pode substituí-lo em algumas receitas.
14. PONTA DE PEITO
Localizado na parte dianteira do boi, tem uma textura mais firme que é ideal para cozidos, caldos, sopas, yakissoba e refogados.
Para um resultado perfeito no churrasco, grelhe em fogo baixo por várias horas, na parte superior da grelha.
15. LAGARTO
Também chamado de lagarto paulista, branco, posta branca, paulista e tatu, o Lagarto tem fibras longas, magras e pouco marmoreio. Utilizado como base em diversas receitas, deve ser preparado lentamente para relevar sua maciez e sabor delicioso.
Pode ser cortado em tiras finas e cruas para fazer o famoso carpaccio ou utilizado em suculentos assados e rosbifes. Seu preparo típico é a carne de panela e a carne desfiada.
16. PALETA
É um corte de fibras longas e gordura concentrada, o que torna seu sabor todo especial.
Ideal para assados, bifes, cubos, carne moída e ainda em excelentes molhos, ensopada e cozida. É suculenta e versátil para o dia a dia.
17. MÚSCULO
Macio e de sabor inconfundível, o MÚsculo é uma carne quase sem gordura, muito usada no preparo de pratos infantis.
Para receitas cheias de sabor, experimente usá-lo no preparo de molhos, ensopados, sopas, carnes de panela, picadinhos e papinhas.